Ficha Técnica
QUINTA DA FOLGOSA VELHA DOURO TINTO 2013
Este vinho foi produzido com as uvas provenientes da Quinta da Folgosa Velha, plantadas a uma cota entre os 100 e 350 metros de altitude, Seguindo uma viticultura sustentável e equilibrada, respeitando sempre o meio ambiente que nos rodeia.Variedades: Touriga Nacional (20%), Tinta Roriz (30%), Touriga Franca (30%) e Tinta Barroca (20%).
Ano de Colheita: No ano de 2013 tivemos um Inverno com muita chuva, ao contrário do ano anterior que foi muito seco. Como resultado, todas as fases de desenvolvimento da videira foram acontecendo mais tardiamente.
Tivemos depois no final da Primavera/inicio do verão, alguns picos de calor, que causaram alguns estragos de escaldões em castas mais sensiveis, como a Tinta Barroca.
O verão foi quente e normal e a chuva que aconteceu no final de Agosto estimulou o amadurecimento das uvas. A Vindima acabou por acontecer uns dias mais tarde que a data normal. No final de Setembro, voltamos a ter chuvas fortes que vieram condicionar o resto da vindima. Mas as uvas resistiram bem, não tendo impacto na qualidade final dos mostos.
Tipo de Solo: Xisto
Vinificação:Colheita manual para caixas de 30Kg. As uvas são selecionadas num tapete de escolha.
Fermentado em cubas de Inox com control de temperature e maceração suave.
Parte do vinho (40%), estagiou 12 meses em barricas de Carvalho Frances, outra parte(60%), ficou em Inox.
Notas de Prova: É um vinho de media concentração, com taninos e madeira bastante suaves. Fácil de beber de aroma vivo e limpo com notas florais e de frutos vermelhos.
Sugestão:Para consumo imediato, mas também com potencial para envelhecer bem nos próximos 5 anos. É recomendado para acompanhar pratos de carne e alguns queijos.
Engarrafamento:: Maio de 2015
Análises: Álcool: 13%
Acidez Total: 5,4gr/l
Acidez Volátil: 0,7gr/l
pH: 3,67
Açucar Residual: 0,6 g/
Enólogo: Manuel Carvalho e Margarida Figueiredo